Como o nome já indica, a caixa de gordura é responsável por coletar a gordura que vem da limpeza de talheres, pratos e panelas na cozinha. Através da simples ação da gravidade, a água passa pela tubulação e a gordura fica retida na caixa.
Como muita gente sabe, a gordura tende a se acumular nos canos, causando bloqueios que são difíceis de serem resolvidos. Portanto, em primeiro lugar a caixa de gordura protege o esgoto da casa.
Em segundo lugar, a caixa evita que a gordura seja jogada no meio ambiente, contaminando o solo. E por último evita que toda essa gordura chegue à estação de tratamento, o que prejudicaria bastante todo o procedimento de tratamento.
Sendo assim, a limpeza da caixa de gordura é importante para evitar que o seu uso seja prejudicado. Como é de se esperar, eventualmente a caixa de gordura acaba enchendo, causando entupimentos, retorno de dejetos pelo ralo da pia e outros problemas.
Em situação mais grave, a caixa de gordura pode acabar transbordando, não apenas causando problemas de mau cheiro, mas também problemas de contaminação do solo.